Conheça os palestrantes e mediadores do 3º Seminário Tecnologia e Cultura da FCRB

                                                         Dia 27 de agosto - segunda-feira


Marta de Senna  (Abertura)

Tem graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura Especial em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Literatura Brasileira - King's College University of London. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Oxford, sobre a Viagem sentimental, de Laurence Sterne, como prática ficcional da epistemologia de Hume. Atualmente é presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Machado de Assis, narrativa, ficção, literatura comparada, intertextualidade e conteúdos digitais na área de humanidades. Tem dois livros publicados sobre Machado de Assis e organizou três outros, reunindo ensaios sobre a obra do autor. Em 2008 disponibilizou na internet um portal sobre as citações e alusões nos romances e contos do autor:www.machadodeassis.net; também nesse portal, disponibilizou edições eletrônicas fidedignas e anotadas de todos os romances e contos de Machado de Assis. Com Hélio de Seixas Guimarães, criou e edita a revista eletrônica Machado de Assis em linha (conceito Qualis A-1 da CAPES), acessível em: http://machadodeassis.fflch.usp.br/.  

Maria Christina Barbosa de Almeida  (Palestrante)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes / USP (1970), mestrado em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes / USP (1989) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes / USP (1998). De 2009 a 2013 exerceu o cargo de Diretora da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. Durante mais de 30 anos atuou como docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP e exerceu diversas funções na direção de bibliotecas e serviços de documentação. Atualmente é docente aposentada da Universidade de São Paulo e atua como pesquisadora e consultora. Tem experiência teórica e prática na área de Ciência da Informação. Suas principais áreas de pesquisa e atuação profissional são: ação cultural, informação em arte, biblioteca pública, biblioteca de arte, programas de edifícios para bibliotecas e planejamento, avaliação e gestão de unidades de informação .

Ana Ligia Medeiros (Palestrante e Mediadora)

Doutora e Mestre em Ciência da Informacão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT. Bibliotecária formada pela UNIRIO e Arquivista provisionada. Diretora do Centro de Memória e Informação, da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi Diretora do Centro de Coleções e Serviços ao Leitor (CCSL), da Fundação Biblioteca Nacional. Foi Superintendente de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro (2004-2009). Dirigiu a Biblioteca do Estado do Rio de Janeiro e foi Diretora do Departamento de Bibliotecas (1987-2000). Chefe da Biblioteca Mário Henrique Simonsen, da Fundação Getúlio Vargas (2000-2001). Presidente da Comissão de Digitalização da Fundação Biblioteca Nacional (2001-2002). Foi Vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Foi membro do Conselho Diretor da Fundação Nacional do livro Infantil e Juvenil. Funcionária concursada da Fundação Casa de Rui Barbosa. Possui diversos trabalhos publicados. Escreveu o livro de contos Persona.Tem experiência na área de Planejamento, implantação e gestão de Bibliotecas e de Redes, Organização de Eventos, Pesquisa em Biblioteconomia, Bibliotecas e Repositórios Digitais.

Andrea Gonçalves do Nascimento  (Palestrante)

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016), pós-graduada em Tecnologia da Informação pela New York University (2013) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Docente substituta no curso de graduação em Biblioteconomia na UNIRIO, e nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia na Universidade Federal Fluminense. Foi gerente de treinamento para a América Latina na Wood Mackenzie e na ProQuest. Trabalhou como bibliotecária e gerente global de vendas de publicações na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Atuou como pesquisadora convidada no projeto Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe), da Universidad Autónoma del Estado de México, e como coordenadora de publicação eletrônica da SciELO (Scientific Electronic Library Online), no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPS/OMS). Colaborou na implementação do primeiro portal web da Universidade de São Paulo, e participou da equipe do projeto A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, da Escola do Futuro da USP.


Bruno César Brulon Soares (Palestrante)

Nova janela aberta em um iFrame. Utilize as setas do teclado para navegar no conteúdo ou tab para navegar entre os títulos. Pressione Esc para sair desta janela.
Bacharel em Museologia (2006), Licenciado e Bacharel em História (2011) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - UNIRIO/MAST (2008); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense - UFF (2012). Professor Adjunto dos Cursos de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professor do quadro permanente da Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS (UNIRIO/MAST). Coordenador do Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem - MEI (desde 2014). Coordenador do Laboratório de Museologia Experimental - LAMEX (desde 2017). Vice-presidente do Comitê Internacional de Museologia - ICOFOM do Conselho Internacional de Museus - ICOM (eleito em 2013 e reeleito em 2016). Membro do Conselho Diretivo do ICOFOM (eleito em 2010 e reeleito em 2013 e 2016). Coordenador do Curso de Museologia Integral (2014-2016). Membro do comitê científico do periódico ICOFOM Study Series (desde 2014). Editor da revista Museum International do ICOM e da Revista Museology and Cultural Heritage da Universidade da Bratislava. Membro votante do ICOFOM, desde 2006. Experiência nas áreas de Museologia, Antropologia e História, com ênfase em: Teoria Museológica, Museologia Experimental, Ecomuseus e Museus Etnográficos, Descolonização da Museologia e dos Museus, História dos Museus e História da Museologia como Campo Disciplinar. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Museu, Museologia, Musealização, Sociedade, Patrimônio, Ecomuseu, Museus Etnográficos e Descolonização.


Jair Martins de Miranda (Palestrante)

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1983), tem especialização em Análise de Sistemas (1984) e Planejamento e Gestão de Arquivos (1985), É mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1995 - quando ainda se denominava Administração de Centros Culturais) e doutor em Ciência da Informação pelo Convênio UFRJ/IBICT. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estudos e Processos Arquivístico do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO, , Coordenador do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais - LABOGAD e presidente do CRIAR - Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira. Atua em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de arquivologia social, acervos digitais, economia criativa, redes sociais e organização e representação do conhecimento, especialmente no domínio da cultura afro-brasileira e da história e da memória social do samba. Coordena os projetos "Samba Global", "Memorável Samba", "Portal do Carnaval", o evento anual "Encontro Internacional de Samba e Carnaval" e bianual "Congresso Nacional do Samba", além do "Prêmio Edison Carneiro", que incentiva iniciativas acadêmicas, literárias, jornalísticas, empreendedoras e de promoção cultural nas áreas de samba e carnaval.

Rosângela Florido Rangel (Palestrante)

Graduada em Arquivologia, pela Universidade Federal Fluminense, em 1983. Especialização em Arquivologia: Planejamento, Organização e Direção de Arquivos, da Faculdade de Arquivologia, da Universidade Federal Fluminense, em 1987. Possui Mestrado Profissional em História, Política e Bens Culturais e Projetos Sociais do CPDOC – PPHPBC da Fundação Getúlio Vargas, concluído em 2008, com a dissertação: Sabadoyle: uma academia literária alternativa? Em 1986, ingressou no serviço público através da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde passou a trabalhar com os arquivos pessoais de escritores brasileiros, de interesse público, no Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Orientação e supervisão de estagiários e bolsistas nos processos de análise dos fundos e coleções arquivísticas de valor cultural e literário. É membro da Associação dos Arquivistas Brasileiros. Atualmente é chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira.

Nanci Elizabeth Oddone (Palestrante)

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde desde 2016 chefia o Departamento de Biblioteconomia (DEPB). Atua como docente na graduação e na pós-graduação em Biblioteconomia. Desenvolve a pesquisa "A ciência e o livro eletrônico: reinventando a comunicação científica". Contribui como parecerista regular de periódicos acadêmicos e agências de fomento à pesquisa. Participa da Comissão de Criação do Capítulo Brasil da ASIS&T Association for Information Science and Technology, uma iniciativa do PPGGOC/ECI/UFMG, e também do Conselho Consultivo dos periódicos Informação & Informação e Perspectivas em Ciência da Informação. Entre agosto/2008 e julho/2009 foi professora visitante na Escola de Direito da Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido, conduzindo estudos interdisciplinares sobre o regime internacional de direito autoral e suas implicações econômicas, políticas e ideológicas. Foi membro do Conselho Fiscal do Capítulo Brasil da ISKO International Society for Knowledge Organization entre 2009 e 2013. Participou do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa e Editoração (CIPE) da Fundação Biblioteca Nacional de 2011 a 2013. Integrou a Comissão da Área das Ciências Sociais Aplicadas I (Comunicação e Informação) na Avaliação Trienal da Capes de 2010.

Diana Farjalla Correia Lima (Palestrante)     

Graduação: Museologia: Museus Artísticos (1975) e Museus Históricos (1976), MHN/UFRJ; - Pós-graduação: Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais (1977) INDIPO/FGV, RJ; - Especialização: História da Arte e Arquitetura no Brasil (1981), PUC, RJ; - OEA (bolsista), Atrações e Atividades Turísticas (1981), Argentina; - Mestrado: Memória Social (1996), UNIRIO; - Doutorado: Ciência da Informação (2003), IBICT/ UFRJ. -- UNIRIO, Professora. Curso de Graduação, Museologia (1996/atual) e Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio UNIRIO/MAST, (PPG-PMUS 2006/atual); -- UNIRIO, Câmara de Bolsas e Pesquisa. Área: Museologia (2003/2015l); - Núcleo Docente Estruturante, NDE, Escola de Museologia. (membro, 2012/atual); - Coordenação, Curso de Graduação em Museologia, noturno (2013/ fim nov 2015). -- CNPq, Pesquisador (Produtividade): área Museologia (2013-16) e (/2016-19), Pesquisa: Patrimonialização e Musealização - Bem Cultural Imaterial: da sombra ao valor nacional e mundial - CNPq, Grupo de Pesquisa (líder) Campo da Museologia, perspectivas teóricas e práticas, musealização e patrimonialização; - CNPq, Consultor "ad hoc": área Museologia (2006/atual). -- JBRJ, Conselho Curador do Museu do Meio Ambiente, Jardim Botânico RJ ( 2013/atual). -- ENANCIB/ANCIB, Coordenadora eleita: GT Debates em Museologia e Patrimônio (2007), e GT 9 Museu, Patrimônio e Informação (2009/2010, 2011/2012) e vice-coordenadora GT-9 Museu, Patrimônio e Informação (2013/2015). -- ICOFOM/ICOM, International Committee for Museology//International Council of Museums (conselheira eleita, 2007/2010). -- ABM, Associação Brasileira de Museologia (1979/1982, membro eleito, corpo diretivo). -- Temas de trabalho/teoria e prática: - Museologia/Museus e Patrimônio, Musealização e Patrimonialização; -Terminologia na Museologia (termos e conceitos ); - Acessibilidade em Museus, destaque: Inclusão Social-Pessoa com Deficiência; - Museologia e Ciência da Informação: Documentação, Informação e Comunicação em Museus, Informação em Arte; - Turismo Cultural.

Alberto Calil Junior (Mediador)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Associado I do Departamento de Biblioteconômicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Biblioteconomia, principalmente nos seguintes temas: Fontes de Informação, Mediação, Letramento Informacional e Antropologia do Ciberespaço. Líder do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática, desenvolve pesquisas sobre Bibliotecas Públicas e sobre mediações sociotécnicas nos ambientes informacionais. Atualmente é membro do Programa de Pós Graduação em Biblioteconomia. Leciona disciplinas no curso de graduação em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO.


Cláudia Beatriz Heynemann (Mediadora)



Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, teoria e historiografia, história das ideias, assim como na área de difusão cultural e história da fotografia. Curadora de diversas exposições, foi supervisora de Pesquisa no Arquivo Nacional (2002-2017). Editora do site O Arquivo Nacional e a história luso-brasileira. É pesquisadora do ArqShoah - LEER/USP. Entre outros títulos destaca-se a publicação dos livros Floresta da Tijuca: natureza e civilização (1994); Retratos Modernos (2005) e As culturas do Brasil (2010).



Dia 28 de agosto - terça-feira


Andréa Carvalho de Oliveira (Palestrante)

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFF - Universidade Federal Fluminense (1996-2003). Mestre em Biblioteconomia (UNIRIO). Bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Desde 2004 é colaboradora de Koinonia Presença Ecumênica e Serviço. Tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Memória, Organização e Representação do conhecimento dos povos e comunidades negras tradicionais.




Antoanne Pontes (Palestrante)

Mestre em Sistemas de Informação pelo programa de pós-graduação em Informática do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (PPGI/NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Graduado pela PUC em Análise, Projetos e Gerência de Sistemas (2007) e graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Cidade (2003). Atualmente é Coordenador Pedagógico pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), fazendo parte como Coordenador Pedagógico do programa NAVE Rio, uma parceria publico-privada entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Oi Futuro, presente no Colégio Estadual José Leite Lopes, escola estadual de ensino médio integrado.

Renato Rocha Souza (Palestrante) 

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e pós-doutorado (01/2009-01/2010) em Tecnologias Semânticas para Recuperação de Informação - University of South Wales, UK, sob supervisão de Douglas Tudhope, com bolsa do CNPQ. É atualmente professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da Fundação Getúlio Vargas e professor colaborador da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. É Visiting Fellow da University of South Wales (2009-2019) e Pesquisador Adjunto Sênior da Universidade de Colúmbia. É membro do Corpo Editorial do periódico "Knowledge Organization" e Editor Adjunto do periódico "New Review of Hypermedia and Multimedia". Atua nas áreas de Matemática Aplicada, Ciência da Informação e Data Science, tendo como temas de pesquisa: Representação do Conhecimento, Processamento de Linguagem Natural, Machine Learning, Sistemas de Recuperação de Informações, Indexação Automática, Ontologias, Semântica e Gestão do Conhecimento. Possui extensa experiência em Tecnologia da Informação, inclusive aplicada à Educação, além de experiência em Ensino a Distância.  

Ricardo Medeiros Pimenta (Palestrante)  

É pesquisador 2 do CNPq (bolsa de produtividade) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2018 - 2020). Pesquisador Associado do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho - UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris. É líder do Grupo de Pesquisa Informação, Memória e Sociedade (http://www.memoriaesociedade.ibict.br), registrado no diretório do CNPq e coordena o Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do IBICT (Larhud/COEPE/IBICT) <http://www.larhud.ibict.br>. Pesquisador Associado do Laboratório Interdisciplinar sobre Informação e Conhecimento (LIINC/UFRJ) e membro da Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS). Durante o biênio de 2012-2014 foi membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas, no Arquivo Nacional. Tem interesse no campo de diálogos e análises sobre informação, memória e seus lugares/dispositivos; aspectos políticos e econômicos do controle da informação; seus mecanismos de vigilância (surveillance); e ciberespaço em perspectiva sociológica e histórica. Possui interesse nas reflexões concernentes ao papel do documento e da tecnologia para os estudos sobre a Memória, o Esquecimento e as Humanidades Digitais.

Roberto Charles Feitosa de Oliveira (Palestrante)
     
Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Filosofia na Albert-Ludwigs Universität Freiburg / Alemanha (1995), pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Potsdam-Alemanha (2007) e pela Universidade de Paris VIII/França (2013). Premio Jabuti 2005 pela autoria do livro "Explicando a Filosofia com Arte". Atualmente é professor e pesquisador do DEFIL e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do POP-LAB (Laboratório de Estudos em Filosofia Pop). Coordenador do Seminário de Práticas Educativas no Curso de Pedagogia (EAD) da UNIRIO desde 2011. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, dança, imagem, cinema, performance, cultura brasileira e cultura pop.

Cláudio José Silva Ribeiro (Mediador)

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Universidade Federal Fluminense/MCT-IBICT, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ/MCT-IBICT (2001) e MBA em Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ-Dataprev (2005). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984) e extensão em Análise de Sistemas pela PUC-RJ (1986). No tema Gestão de Conteúdo possui certificações ECM Practitioner e ECM Specialist, expedidas pela AIIM - Association for Information and Image Management, com sede nos EUA. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Ciência da Informação, tanto em trabalhos técnicos quanto em atividades como professor universitário, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de domínio, sistemas de informação, arquitetura da informação, Previdência Social, gestão de conteúdo e gestão do conhecimento. É Professor Adjunto da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo Borges Carneiro (Palestrante)      
      
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), é Mestre em Propriedade Intelectual pela John Marshall Law School, em Chicago, nos Estados Unidos (2000). É também pós-graduado em Direito Autoral Internacional pela King´s College, Universidade de Londres (2005) e ainda em Direito de Empresas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995), possuindo também o diploma “Summer School in English Legal Methods”, da Universidade de Cambridge, Sidney Sussex College Inglaterra (1996).
É conselheiro do Instituto Dannemann Siemsen de Estudos Técnicos e Jurídicos e atende uma significativa clientela da indústria de entretenimento incluindo a área audiovisual de música e novas mídias e atua na redação e negociações de contratos envolvendo as diversas áreas do direito do entretenimento, aconselha clientes em marcas e direitos autorais e trata de ações judiciais complexas envolvendo direito do entretenimento, direitos autorais, direitos da personalidade e marcas. Também trata de liberação de direitos de marcas e de filmes para cinema e televisão, tanto em produções nacionais quanto estrangeiras e é autor de vários artigos e capítulos de livros.
Além disso, participa de importantes associações como ABA, ABAPI, ABPI, ASIL, ICANN At Large, INTA, LES Brasil e OAB-RJ.
Em reconhecimento ao seu trabalho, foi citado no Chambers & Partners, edições Global e Latin America 2018, Leaders League 2017, WTR 1000 - World Trademark Review 2018 e Análise Advocacia 500 - Advogado mais admirado 2017.

Sergio Vieira Branco Júnior (Palestrante)   

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Professor do doutorado em Direito da Universidade de Montreal. Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec. Professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da pós-graduação da FGV Direito Rio (2006-2013). Procurador-Chefe do ITI- Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2005-2006). Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV Direito Rio (2005). Advogado associado ao escritório Barbosa, Müssnich & Aragão (1999-2005). Autor dos livros "Memória e Esquecimento na Internet"; ?Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias?, "O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro - Uma Obra em Domínio Público" e "O que é Creative Commons - Novos Modelos de Direito Autoral em um Mundo Mais Criativo", entre outras obras. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro  -  PUC-Rio. Pós-graduado em cinema documentário pela FGV. Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Advogado no Rio de Janeiro.

Ivana Stolze Lima (Mediadora)  

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Em 2010, concluiu pós-doutorado no Program of African Studies, Northwestern University. É pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa e professora da PUC-Rio. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sobre a língua nacional, mestiçagem, escravidão, africanos, Brasil império, identidade, imprensa e historiografia brasileira. Entre 2011 e 2013 coordenou o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento e entre 2005 e 2010 o Programa de Iniciação Científica da Fundação Casa de Rui Barbosa. Atualmente é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio e credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA).

Carlos Henrique Marcondes de Almeida (Palestrante)  

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Carlos III de Madrid, 2011. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência da Informação e do PPGCI da Universidade Federal Fluminense e pesquisador 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Investigador Colaborador da Universidade Complutense de Madrid. Trabalhou em consultorias para o IBICT (Projeto BDTD, 2001), BIREME/OPAS (SCIELO OAI, 2002), CNPq (Programa Prossiga, 2001), IPHAN (Cadastro Nacional de Museus, 2008). É instrutor certificado do Comité para Documentação Museológica do ICOM. É consultor da Rede Web de Museus do Estado do Rio de Janeiro, http://www.museusdoestado.rj.gov.br/rede-web-de-museus/. Foi membro do CTC do IBICT, 2003-2005, Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e representação do Conhecimento em ambientes digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos teóricos da CI e OC, publicações semânticas, ontologias, tecnologias semânticas e de dados abertos interligados, bibliotecas e museus digitais e interoperabilidade.

Ronnie Fagundes de Brito  (Palestrante)  

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Mídia e Conhecimento na Educação e Acessibilidade. Atualmente é tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, atuando na promoção de ferramentas para gestão da informação.


Marcia Jurkiewicz Bossy (Mediadora)         

Possui graduação em Documentalista (opção Sistemas de Informação) - Institut Universitaire de Technologie de Tours (1985), graduação em Engenharia Informática (Inteligência Artificial) - École Ingénieur Informatique et Techniques Avancées (1990), DEA em Informação Científica e Técnica - Université Paris 7 - Denis Diderot (1992) com equivalência em mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é professor da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Ciência da Informação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Infometria e Cientometria, atuando principalmente nos seguintes temas: infometria, Cientometria, Antropologia da ciência e Sistemas de avaliação da pesquisa científica. 

Laura do Carmo (Mediadora)      

Doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com a tese sobre metalexicografia histórica e brasileirismos em dicionários. Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, atuando principalmente nos seguintes temas: lexicografia, língua portuguesa, edição crítica, textos ruianos. Graduada em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e mestra em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.