“Memória & Informação” promove a palestra “Editar livros, sonho de livreiro: os Zahar na história do livro universitário no Brasil (1940-1960)”
No dia 14 de novembro, às 14h30, a série quinzenal “Memória & Informação” promove a palestra “Editar livros, sonho de livreiro: os Zahar na história do livro universitário no Brasil (1940-1960)”. Ministrada por Fabiano Cataldo (UniRio), a palestra acontece na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa com entrada gratuita.
::Ementa
A palestra é um recorte da tese de doutorado “Editar livros, sonho de livreiros: os Zahar e o livro no Brasil (1940-1970)”. A proposta será apresentar os contextos e as trajetórias da Livrarias Editoras Reunidas (LER) e da Zahar Editores, dois negócios capitaneados pelos irmãos Jorge, Ernesto e Lucien Zahar no campo do livro para público dos cursos superiores no Brasil. Buscaremos problematizar a formação de um mercado editorial especializado em livros universitários nas áreas de ciências humanas e sociais, entre os anos de 1940 a 1960. A metodologia desta pesquisa assentou-se nos recortes de jornais da época e na reconstrução do catálogo da editora Dois Pilares para compreender sua história. Nossa análise evidenciou as atuações e participações dos Zahar em dois momentos cruciais para o livro país, o livro importado e a tradução.
::Sobre o palestrante
Bibliotecário/UniRio, doutor em História/Uerj, mestre em Memória Social/UniRio e professor adjunto de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade do Rio de Janeiro.
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Nenhum comentário