Abertura da Mostra " As ideias abolicionistas de Rui Barbosa"
No dia 14 de maio, a sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa ficou cheia para a palestra "Rui Barbosa, liberalismo e abolicionismo" do pesquisador José Almino Alencar. Após a palestra, foi apresentado um vídeo em homenagem a servidora aposentada, Rejane Mendes Moreira de Almeida Magalhães, que faleceu em 5 de maio de 2019, que dedicou sua vida à pesquisa sobre Rui Barbosa.
Em seguida, os visitantes e servidores da FCRB foram ao Museu, na sala Constituição, para observar os documentos, preservados pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional, produzidos entre os anos de 1860 e 1919. Os documentos registram o início do engajamento de Rui Barbosa na luta abolicionista, sua atuação parlamentar ligada a essa causa e a sua defesa de uma abolição isenta de qualquer tipo de indenização para os ex-proprietários de escravizados. Também estão expostas homenagens oferecidas a Rui por organizações como a Confederação Abolicionista, a Sociedade Comemorativa d’abolição da Infância Desvalida e o
Grupo 13 de Maio de Santos.
A mostra faz parte da programação da Fundação Casa de Rui Barbosa para a 3ª Semana Nacional de Arquivos e estará aberta ao público até o dia 14 de julho de 2019.
Organização
Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB
Horário de visitação
- Terça-feira à sexta-feira, das 10h às 17h30;
- Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Nenhum comentário