Revista Memória e Informação torna pública a chamada para publicação no dossiê “patrimônio bibliográfico e documental”
As investigações sobre patrimônio documental e bibliográfico vêm assumido protagonismo cada vez maior no campo acadêmico nacional e internacional. Concomitantemente, em universidades e programas de pós graduação, essa temática tem se apresentado como objeto de pesquisa em número crescente de trabalhos. Essa riqueza de informação se agrega às discussões que alunos e docentes realizam em seminários, palestras e conferências, preocupados com os impactos, as conexões, as contradições e as relações operadas nas diversas e frutíferas abordagens que o debate sobre patrimônio bibliográfico e documental pode suscitar ao campo acadêmico.
A revista Memória e Informação recebe, até 30 de abril de 2020, artigos para o dossiê especial “Patrimônio Bibliográfico e documental”. O número terá como editor convidado o professor Fabiano Cataldo, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
O dossiê pretende agregar trabalhos originais de arquivistas, museólogos, historiadores e acadêmicos em geral sobre Patrimônio Bibliográfico e documental no Brasil, na América Latina e na Europa. Ao reunir pesquisadores e acadêmicos com produção sobre o tema, pretendemos trazer à luz aspectos ainda silenciados nesse campo. Aqui destacamos a predominância de uma confusa discussão conceitual que atinge não somente o campo empírico mas, sobretudo, a área de gestão de acervos. Além disso, as discussões, muitas vezes privilegiam como campo de análise os acervos históricos e antigos, acarretando sérios problemas de silenciamento e apagamento da memória local, bem como problemas relacionados à gestão de coleções contemporâneas.
Nessa próxima edição, o objetivo é encorajar enfoques que abordem paralelos entre educação patrimonial; bibliotecas e arquivos; patrimônio bibliográfico e documental em tempos de crise; revisão de literatura; relação com a conservação preventiva; patrimônio bibliográfico e documental no âmbito da Agenda 2030; relação com acervos dos séculos XX e XXI; patrimônio bibliográfico em bibliotecas universitárias, especializadas e públicas; e, inserção desse conteúdo nos currículos de cursos como Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, por exemplo. Os estudos de caso só serão aceitos se acompanhados de abordagem teórica que demonstre o caminho das ações. Na seção Documentos, a prioridade será dada àqueles que justificadamente enquadram-se nas categorias de “Patrimônio Bibliográfico” ou “Patrimônio Documental” e que estejam digitalizados e de acesso público.
Sobre a Revista Memória e Informação
A revista Memória e Informação é uma publicação científica interdisciplinar, da área de Ciência da Informação, com a missão de contribuir para a divulgação de pesquisas inéditas, análises teóricas, casos práticos de gestão e notas técnicas que possibilitem subsidiar a reflexão acadêmica e a prática profissional sobre iniciativas sustentáveis em organizações privadas, públicas e da sociedade civil.
O artigo deverá ser original e não ter sido publicado anteriormente nem estar sendo considerado para publicação em outra publicação. Para mais detalhes sobre as regras de submissão da revista, favor consultar as Instruções aos Autores. Os artigos deverão ser enviados pelo ScholarOne.
Para mais informações, envie uma mensagem para: revistamemoriaeinformacao@rb.gov.br
Editores: Ana Lígia Medeiros, Daniela Sophia e Fabiano Cataldo
Prazo de submissão de artigo: até o dia 30 de abril de 2020
Publicação: junho de 2020.
Nenhum comentário