Memória & Informação “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”
O auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) receberá no dia 21 de novembro, às 14h30, o debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”. O evento, que integra a série Memória & Informação da FCRB, é gratuito para o público em geral, com vagas limitadas, mediante inscrição prévia.
Música e imagens sincronizadas são um grande atrativo. Foi assim que, no começo dos anos 1980, o videoclipe começou a ser produzido em massa, provocando uma revolução na forma de se consumir música. O formato de contar uma história curta em até cinco minutos provocou o surgimento, há cerca de 35 anos, de um canal de televisão inteiramente dedicado para exibí‐los: a MTV (Music Television) nos EUA, que se propagou pelo mundo e chegou inclusive ao Brasil com sucesso em 1990. Influenciador até hoje, na era da internet, o videoclipe continua forte como elemento de divulgação publicitária e de mídia.
Os jornalistas Rodolfo Abreu, Roberto Lúcio Barbosa e Diego Castro conversarão com os especialistas Ronald Villardo (jornalista de Cultura do jornal O Globo), Jodele Larcher (diretor de videoclipes brasileiros) e Ivana Bentes (professora e coordenadora de Comunicação Digital da Escola de Comunicação/ECO da UFRJ) para a seguinte programação:
Parte 1
Vídeos de música da era pré-MTV
Parte 2
A era do videoclipe como nova linguagem
Parte 3
a chegada da internet
Parte 4
O futuro
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Nenhum comentário