Perspectivas em conservação preventiva
A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 9 de novembro, às 17 horas, a palestra “FAUUSP: projeto Keeping it Modern (Getty Foundation), sua estruturação e resultados”, ministrada pela arquiteta Beatriz Mugayar Kühl, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. A conferência integra a série intitulada “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB. A entrada é franca.
Beatriz Mugayar Kühl apresentará as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto visando a oferecer subsídios para um plano de gestão da conservação para o edifício Vilanova Artigas, da FAUUSP, financiado com recursos do programa Keeping It Modern, da Getty Foundation. Com a consciência de que um plano completo para a conservação preventiva do edifício levaria um tempo além do estipulado pelo financiamento e recursos maiores do que o limite estabelecido, a ênfase do plano, desde a fase do pedido de financiamento, foi centrada em dois aspectos: o controle e gestão daquele que se tem mostrado o principal agente de degradação, a água; propostas para enfrentar os efeitos dos reparos realizados nas empenas de concreto em 2014, que resultaram numa imagem fragmentada do edifício. O interesse recai, portanto, sobre o desempenho e imagem dos elementos de proteção do edifício, mas parte da premissa de que essas questões estão intimamente relacionadas com as formas de percepção e apreensão do edifício ao longo do tempo, que estabelece as bases gerais, para depois enfrentar os aspectos específicos relacionados à cobertura e às empenas. Os resultados obtidos e os principais desafios a serem enfrentados no futuro serão analisados.
:: Sobre a palestrante:
Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1988), com especialização e mestrado em preservação de bens culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (1989-1992), Bélgica, doutorado pela FAUUSP (1996) e pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza". Desde 1998 é professora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto (AUH) da FAUUSP. Desde novembro de 2015 é chefe do AUH.
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)
Nenhum comentário