Atividades da Casa Rui Barbosa em 2018



A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) é uma instituição do Ministério da Cultura responsável por promover a preservação e a pesquisa da memória e da produção literária e humanística do Brasil, bem como congregar iniciativas de reflexão e debate acerca da cultura brasileira. A sede está localizada no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, ao fundo do jardim da casa onde residiu o grande jurista e intelectual brasileiro entre 1895 e 1923, ano de sua morte. 

Ao longo de 2018, realizaremos diversos eventos científicos, culturais e educativos como seminários, colóquios, mostras/exposições, palestras avulsas, mesas-redondas, cursos, séries regulares, programação infantojuvenil, visitas mediadas ao jardim e ao Museu, entre outros. Estas atividades terão lugar nos principais espaços da FCRB: auditório, sala de cursos, jardim, Museu ou saguão do edifício-sede.

Entre as séries continuadas, estão agendadas as já tradicionais “Colóquio Cultura e Política”, “Memória & Informação”, “Histórias e Culturas Urbanas”, “Perspectiva em Conservação Preventiva”, “Novos Olhares sobre as Políticas Culturais”, “Migrações Internacionais”, “Colóquio de Economia Política da Comunicação e da Cultura”, “Colóquio Gestão da Cultura”, “Cultura Brasileira Hoje”, “Pensar a Imprensa” e “Direito e Política”. Em março, lançaremos a série “Jardins & Paisagens”. Desde janeiro, já estamos promovendo mensalmente as ações lúdico-pedagógicas “Um Domingo na Casa de Rui Barbosa” e “O Prazer da Descoberta”.

Realizaremos também grandes eventos como o “IX Seminário Internacional de Políticas Culturais”, “Semana da Cultura”, “IV Encontro Brasileiro de Museus-Casas”, “Congresso de Humanidades Digitais”, “Leandro Gomes de Barros: o poeta do sertão“, “V Encontro de Encadernação”, “II Seminário de Gestão de Documentos”, “13ª Jornada de Iniciação Científica”, “Eisenstein #5”, “Seminário Direitos Autorais e Patrimônio Cultural”, “Seminário Tempos de Violência: o fim da 1ª Guerra Mundial e o começo de uma nova era”, “Encontro Arquivos e Literatura”, “Colóquio Imprensa, Moda e Mulher”, “II Seminário Tecnologia e Cultura” e “Seminário Internacional de Poéticas Contemporâneas”.

Entre os cursos, promoveremos “Elaboração de Resumos”, “Gêneros Textuais”, “Pintura Mural Decorativa: as decorações pictóricas nas residências fluminenses do século XIX”, “O Neoclassicismo, Configuração e Emergência no Quadro da Fratura do Pensamento”, “Jardim Histórico” e “O Refúgio em uma perspectiva global”. Com bastante êxito, já estamos realizando, em nosso auditório, "Recontar Platôs - introdução à filosofia de Deleuze e Guattari".

Estão previstas as seguintes mostras: “130 anos da abolição da escravatura no Brasil”, “100 anos do fim da 1ª Guerra Mundial”, “25 anos da morte de Américo Jacobina Lacombe”, “Imprensa, moda e mulher”, “Leandro Gomes de Barros: o poeta do sertão”, “A literatura na numismática”, “Centenário do jubileu cívico de Rui Barbosa” e “Literatura Infantojuvenil”.

Todas as atividades citadas acima, planejadas antecipadamente pelos setores da FCRB, estão previstas para este ano. É possível a inclusão, adiamento ou cancelamento desses eventos. Informações (data, local e ementa) serão amplamente divulgadas nas redes sociais e no portal institucional.

Texto elaborado pela Assessoria de Comunicação com a contribuição da Divisão e Difusão Cultural.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.