Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico



O Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico, em espanhol e em português, é resultado do trabalho conjunto entre o Programa Ibermuseus e o Centro Internacional de Estudos para a Conservação e a Restauração de Bens Culturais (ICCROM). Esta cooperação faz parte do memorando de cooperação assinado entre ambas as instituições, que visa promover atividades e projetos destinados a preservar, conservar e gerenciar o patrimônio cultural.

O Guia de Gestão de Riscos para o Patrimônio Museológico, que originalmente só havia sido traduzido para o árabe e o inglês, está ilustrado com imagens que mostram os riscos comuns que ameaçam o patrimônio museológico, ao mesmo tempo em que serve de apoio aos profissionais e às instituições para a criação de protocolos em caso de crise.

A tradução do Guia para o espanhol e o português é uma contribuição do Programa Ibermuseus, que visa fornecer mais material de trabalho para os profissionais da região ibero-americana.

A Ibermuseus é uma iniciativa de cooperação e integração entre os países ibero-americanos para o fomento de políticas públicas para a área museológica. O Programa tem sua origem no I Encontro Ibero-americano de Museus de 2007, onde a Declaração da Cidade de Salvador foi assinada para definir os marcos para a implementação de políticas públicas no campo dos museus.

Acesse o guia aqui


FONTE: Organização de Estados Ibero-americanos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.