Perspectivas em conservação preventiva


O Núcleo de Preservação Arquitetônica (CMI) da Fundação Casa de Rui Barbosa promove a primeira edição de 2019 da série “Perspectivas em conservação preventiva”. O evento acontece no dia 4/04, às 17h, com a temática “Pesquisas do Núcleo de Preservação Arquitetônica - Conservação programada de coberturas”, ministrada por Jorge Astorga (UNESA/UFRJ). Na sala de cursos, com entrada gratuita.
:: Ementa 
A palestra versa sobre o trabalho realizado no ano de 2006, no âmbito da Fundação Casa de Rui Barbosa, como produto da pesquisa intitulada “Plano de Conservação Preventiva do Museu Casa de Rui Barbosa: Elementos de Madeira”. A pesquisa, sob orientação da Arquiteta Dsc. Claudia S. Rodrigues de Carvalho, teve bolsa concedida pela Fundação Carlos Chagas de Amparo a Pesquisa - FAPERJ. O bolsista ajudou a desenvolver, neste período, o projeto de conservação programada das coberturas do Museu, após mapeamento extensivo das estruturas de madeira existentes.
 
:: Sobre o palestrante
Jorge Astorga (Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal Fluminense, mestre em urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo da UFRJ. Professor na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá e Docente Colaborador do mestrado profissional em Restauração no Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS Brasil e fundador do Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio Brasileiro - CICOP Brasil. Atuando em Arquitetura com ênfase no Patrimônio Histórico e sócio fundador da Astorga Projetos e Consultoria LTDA há 25 anos). Atualmente é doutorando no programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
 
FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.