Palestra "O Conceito de História de Walter Benjamin e a peste da pós-verdade"



A série Memória & Informação apresenta a palestra "O Conceito de História de Walter Benjamin e a peste da pós-verdade", ministrada por Marco Schneider, pesquisador associado do Ibict. A conferência acontece no dia 13 de setembro, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB).

::Ementa:
A palestra concentrará sua atenção sobre algumas relações éticas entre informação, verdade e liberdade. Não é fácil definir a verdade e a liberdade. Por outro lado, não é difícil estabelecer o que não são: mentira e opressão. O fascismo é um exemplo extremo do que a verdade e a liberdade nunca podem ser. Com base nessas premissas, articulamos o conceito de história, de Walter Benjamin, a metáfora de Camus sobre o bacilo da peste e o fascismo, e o conceito tomista da verdade, para melhor criticar o fenômeno da pós-verdade, talvez um renascimento das práticas de informação fascistas.

::Sobre o palestrante:
Pesquisador associado do Ibict e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI-Ibict/UFRJ. Coordenador do PPGCI-Ibict/UFRJ no biênio 2017-2018.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.