PUBLICAÇÕES

Inventário botânico do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa. Acesse aqui.

O objetivo deste inventário botânico é a identificação dos espécimes botânicos, reconhecimento e registro ordenado do bem cultural, por meio de pesquisa e levantamento das características e particularidades de cada indivíduo botânico. Foram adotados para sua execução critérios técnicos objetivos e fundamentados, de natureza histórica, arquitetônica e paisagística.


Guia do acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. Acesse aqui.

O Guia do acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB) se insere na proposta de publicação de instrumentos de pesquisa, iniciada com a série Inventários analíticos. Um inventário analítico busca dotar pesquisador, e usuários em geral, de informações sobre o conteúdo dos documentos ali contidos. Já um guia tem por objetivo oferecer uma visão panorâmica dos acervos sob a custódia de uma determinada instituição. Esta publicação caracteriza por “guiar” os usuários em meio aos 127 titulares que integram o AMLB, constituindo- -se num primeiro passo rumo à fonte literária que realmente lhes interessa. 


O Jardim de Rui Barbosa: Preservação de um Jardim Histórico. Acesse aqui.


O livro retrata as etapas de trabalho realizadas durante o Projeto de Revitalização e Restauração do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa, realizadas entre os anos de 2015 e 2016. Conta ainda, com fotografias belíssimas de Ivo Gonzales e Leo Aversa, relatos da equipe profissional envolvida e a história deste raro exemplar de jardim doméstico do século XIX no Rio de Janeiro, localizado no bairro de Botafogo, e o que ele representa na vida familiar de Rui Barbosa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.