Série Memória & Informação apresenta a palestra “Qualidade do ar e microclima:relações e interferências na preservação da Coleção Miscellanea Curiosa”



A série Memória & Informação apresenta a palestra “Qualidade do ar e microclima:relações e interferências na preservação da Coleção Miscellanea Curiosa”, ministrada pela conservadora-restauradora Jandira Flaeschen. A conferência acontece no dia 19 de julho, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A entrada é franca.

:: Ementa:
A pesquisa desenvolvida nos ambientes de guarda de acervo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e sobre a Coleção Miscellanea Curiosa analisou as relações e interferências dos fatores “qualidade do ar”, “condições climáticas” e “microbiodeterioração” para a preservação de acervos documentais e bibliográficos.
A coleção Miscellanea Curiosa foi escolhida como objeto de estudo representativo de acervo bibliográfico e é considerada a primeira publicação de periódicos científicos de Medicina e História Natural editados na Europa no século XVII. E, além disto, possuem uma trajetória singular dentro do acervo de Obras Raras na FBN e são registros da memória científica.
Através dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa para o monitoramento climático e a microbiodeterioração, estabeleceu-se a metodologia para a análise dos dados dos relatórios climatológicos da instituição e para as amostragens microbiológicas do ambiente de guarda de acervo e itens da coleção durante o ano de 2016. Também foi realizado um diagnóstico item a item para o levantamento de dados do estado de conservação e caracterização material. Os fatores estudados permitiram a elaboração de uma proposta de estudo para o gerenciamento ambiental e de estratégias de conservação preventiva, que serão apresentadas na palestra.


:: Sobre a palestrante:
Graduada em Conservação e Restauração de Bens Culturais pela Universidade Estácio de Sá. Mestra em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia pelo MAST.Conservadora-restauradora do Centro de Conservação e Encadernação da FBN, desde 2010. Participou de projetos na área de higienização, conservação e desinfestação de acervos bibliográficos e realiza pesquisas sobre qualidade do ar nos ambientes da FBN.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.