VÍDEOS

Memória e Informação: entre Casas - 20/05/2020

A série Memória e Informação: Entre Casas, do Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), apresenta a palestra O "objét trouvé" revisitado, a arte de arquivo. Descobertas no Acervo de Jorge de Lima na FCRB, da professora Bárbara Bergamaschi Novaes.


Memória e Informação: entre Casas - 05/05/2020
Memória e Informação: Entre Casas - A palestra “A literatura no museu”, da museóloga e doutora em Literatura Brasileira Claudia Barbosa Reis. Nascida e criada no Rio de Janeiro, Claudia Barbosa Reis ingressou no quadro de Museologia da Fundação Casa de Rui Barbosa em 1976, e cursou mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na PUC-RJ.



Memória e Informação - 11/03/2020

A série quinzenal “Memória e Informação” promove no dia 11/03, às 14h30, o evento dedicado as comemorações do Dia do Bibliotecário com o tema: Dia do Bibliotecário: Desafios, perspectivas e possibilidades de atuação do profissional bibliotecário. Na sala de cursos, com a entrada franca.

A mesa de abertura teve a participação de Ana Ligia Medeiros (FCRB); Denise Batista (REDARTE e Museu Chácara do Céu); Cristian José Oliveira Santos Brayner (Representante do Conselho Federal de Biblioteconomia) e Viviane Santos Cunha (Conselho Regional de Biblioteconomia).



2019


Memória & Informação - 24/07/2019


No dia 24/07, o tema da série quinzenal “Memória e Informação” foi “Extrator Lattes: um caso de interoperabilidades da informação entre bases acadêmicas e acervos digitais”. Com a ministração de Antoanne Christopher Pontes Wanderley (UFRJ).



Memória & Informação - 19/06/2019

A série quinzenal Memória & Informação promoveu no dia 19/06 a palestra "Preservação do Patrimônio Bibliográfico da Fiocruz" ministrada por Eliane Monteiro de Santana Dias (Mestre em preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, Atuação em gestão de biblioteca e interesse em conservação preventiva de acervos culturais).



3ª Semana Nacional de Arquivos - 03/06/2019


Arquivo e Educação 10h – Palestra com a profª. Drª. Priscila Ribeiro Gomes (UNIRIO) A Semana Nacional de Arquivos é um período dedicado a eventos de cunho acadêmico ou artístico-cultural relacionados aos arquivos de todo o país. Na sua terceira edição, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e o Arquivo Nacional (NA) promoveram uma série de eventos temáticos entre os dias 3 e 7 de junho. O objetivo é aproximar as instituições da sociedade, aumentar sua visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos. A programação contou com eventos para o público infantil, conferências com especialistas e visitas mediadas ao Museu Casa de Rui Barbosa, dentro do calendário internacional de celebração do dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e seguindo o tema proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA): Desenhando Arquivos.




3ª Semana Nacional de Arquivos - 3/06/2019 (Abertura)

Conferência de Abertura Tema: “Desenhando Arquivos”, com o Prof. Dr. Vitor Manoel Marques da Fonseca (UFF) Arquivo e Sociedade




Perspectivas em conservação preventiva - 09//05/2019

A edição de maio da série “Perspectivas em conservação preventiva” teve como tema “Pesquisas do Núcleo de Preservação Arquitetônica - Gerenciamento de Riscos para o Patrimônio Cultural da FCRB”. Palestra ministrada pela arquiteta e urbanista Fernanda Costa Braz (UFF/FCRB) Saiba mais em http://bit.ly/2XGy1HQ




Memória & Informação - 24/04/2019

A série quinzenal "Memória e Informação" promoveu a palestra "Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ocasos e alvoreceres de uma enorme parte da cidade” com a presença de Luiz Vaz.




Perspectivas em conservação preventiva - 4/04/2019

O Núcleo de Preservação Arquitetônica (CMI) da Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu a primeira edição de 2019 da série “Perspectivas em conservação preventiva”.Com a temática “Pesquisas do Núcleo de Preservação Arquitetônica - Conservação programada de coberturas”, a palestra foi ministrada por Jorge Astorga (UNESA/UFRJ).


Memória & Informação - 27/03/2019

A série quinzenal "Memória e Informação" promoveu no dia 27/3 a palestra "Memórias dos conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional : de 1880 a 1980", ministrada pela restauradora Thais Helena de Almeida.




Memória & Informação - 13/03/2019

No dia 13/3, a série quinzenal realizou a palestra "Gestão de Dados de Pesquisa: um caminho para a preservação da memória da pesquisa científica" com Luana Farias Sales Marques (Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação do IBICT/UFRJ /2011-2014). :

:Ementa A ausência de gestão e curadoria dos dados originados pelas atividades científicas tem resultado em perda considerável da memória da pesquisa científica. Esses dados, que muitas vezes podem ser reusados em novas pesquisas ou simplesmente servirem como testemunhos da história da ciência, se apresentam como uma espécie de insumo informacional que precisa de tratamentos específicos, principalmente quando se manifestam em formato digital. Neste contexto, o profissional da informação precisa estar capacitado para lidar com esses novos recursos, criando ambientes e serviços inovadores de apoio ao pesquisador. A palestra tem por objetivo apresentar o que são esses dados de pesquisa, quais seus tipos, como gerencia-los e torna-los FAIR (Findable, Acessible, Interoperable and Reusable), disseminando assim a memória da pesquisa científica Para mais informações acesse https://goo.gl/6LL3ik



2018

Museologia Experimental e Imagem - 29/11/2018 

Nos dias 29 e 30 de novembro, o grupo de pesquisa “Museologia Experimental e Imagem” (MEI/UNIRIO) promoveu a 6ª edição do Seminário de Museologia Experimental, com o tema “Saindo da Reserva: re-apresentando a diversidade nas coleções de museus”. A programação do evento aconteceu em três locais: Fundação Casa de Rui Barbosa, Oi Futuro Flamengo e Parque Lage.





Curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes/UFRJ - 05/12/2018

O Curso de Conservação e Restauração da Escola de Belas Artes da UFRJ em parceria com o LACRE/FCRB recebeu a visita técnica da colega Prof. Dra. Arianne Vanrell Vellosillo do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia que participou de uma "aula aberta" da disciplina papel 1 do Curso CR/UFRJ apresentando a palestra "Modelos de documentação para conservação e exposição de instalações de arte contemporânea".



Memória e Informação - 28/11/2018 


A série quinzenal “Memória e Informação” promoveu no dia 28 de novembro, às 14h30, a palestra “As políticas patrimoniais da Unesco e o esfacelamento das utopias da paz mundial”, ministrada pela historiadora Juliana Assis Nascimento (UFRJ)






Memória & Informação - 14/11/2018

No dia 14 de novembro, a série quinzenal “Memória & Informação” promoveu a palestra “Editar livros, sonho de livreiro: os Zahar na história do livro universitário no Brasil (1940-1960)”, ministrada por Fabiano Cataldo (UniRio) Saiba mais em https://goo.gl/JcN5bh




Museu de Ideias: a educação em debate - 12/11/2018

No dia 12 de novembro, às 14h, aconteceu a mesa redonda “Trabalho colaborativo entre museus: pesquisa e produção de conhecimento” do ciclo de palestras “Museus de Ideias – A Educação em Debate”. A organização é do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), em parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e os Museus Castro Maya (MCM). O "Museu de Ideias – A Educação em Debate" é um projeto sobre práticas educativas não formais que objetiva a difusão do conhecimento entre os profissionais que atuam em diferentes espaços museológicos.

Palestrantes: Dra. Sibele Cazelli: Observatório de Museus e Centros Culturais; Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia; Museu de Astronomia e Ciências Afins.
 Dra. Carla Gruzman: Curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 
Dra. Fernanda Castro: Rede de Educadores de Museus; Museu Histórico Nacional; Museus Castro Maya. 
Dra. Aline Montenegro Magalhães: Museu Histórico Nacional; MBA de Gestão de Museus – Universidade Cândido Mendes.




A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação - 31/10/2018

Na quarta-feira, dia 31/10, aconteceu a palestra e lançamento do livro “A Biblioteca de Foucault – Reflexões sobre ética, poder e informação” com o autor da obra, Cristian Brayner. Para mais informações acesse https://goo.gl/Ggu1Fh



Série "Memória & Informação" - 24/10/2018

No dia 24 de outubro aconteceu a palestra “Gerenciamento de Riscos de Desastres para o Patrimônio Cultural– abordagem japonesa e metodologia de trabalho” na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ministrada pela arquiteta Marcia Furriel Ramos Gálvez (FCRB), a conferência foi promovida pela série quinzenal “Memória & Informação”. Saiba mais em https://goo.gl/Q7oHzv




Série Memória & Informação -10-10-2018

A série quinzenal “Memória & Informação” promoveu a palestra “O método destrutivo: ruínas em construção e cadáveres”, ministrada pela historiadora da arte Daniele de Sousa Machado (UFRJ).

Este trabalho se propõe a uma reflexão metodológica na história da arte: pelas vias do silêncio, uma pesquisa que busca pelo seu objeto ao invés de partir de um objeto determinado, que se propõe a uma reorientação nos padrões estabelecidos em relação ao objeto, a obra de arte, a preservação e a gestão, onde o método destrutivo e as suas consequentes ruínas em construção e seus cadáveres, são inerentes para pensar histórias das artes brasileiras, que não se pretende a unidade, que sabe que a única possibilidade são reflexões incompletas, opera realocando as ocupações simbólicas das matérias da sociedade.



Série Perspectivas em conservação preventiva - 04-10-2018

Nessa edição, a série teve como tema “Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan”. A palestra foi ministrada por Andrey Schlee, diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan.

Sobre o palestrante: Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1987), mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: de preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira, arquitetura no Rio Grande do Sul e arquitetura e urbanismo em Brasília. É Diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do IBRAM.



III Encontro do grupo de pesquisa Casas Senhoriais e seus interiores (p. 1/5) - 03/10/18

A Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o “III Encontro Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio” no dia 3 de outubro, das 10h às 18 horas. O evento tem como finalidade apresentar as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo de pesquisa do mesmo nome.

Neste vídeo: Ana Lúcia Vieira dos Santos (EAU/UFF) ‒ Redes de parentesco e negócios e a casa senhorial Annelise Montone (Museu da Baronesa-Prefeitura Pelotas) ‒ Breve cronologia do programa distributivo da Chácara da Baronesa, Pelotas, RS.





III Encontro do grupo de pesquisa Casas Senhoriais e seus interiores (p. 2/5) - 03/10/18


A Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o “III Encontro Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio” no dia 3 de outubro, das 10h às 18 horas. O evento tem como finalidade apresentar as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo de pesquisa do mesmo nome.
Neste vídeo: Isabel Portella (Museu da República/Ibram) – Salão Pompeano do Palácio Nova Friburgo: Análise iconográfica e iconológica 
Mônica Praz (UFPel) e Carlos Alberto Ávila Santos (UFPel) – Decorações pictóricas sobre forros de madeira em casas senhoriais do sul do RS





III Encontro do grupo de pesquisa Casas Senhoriais e seus interiores (p. 3/5) - 03/10/18


A Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o “III Encontro Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio” no dia 3 de outubro, das 10h às 18 horas. O evento tem como finalidade apresentar as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo de pesquisa do mesmo nome. 
Neste vídeo: 
Ana Pessoa (FCRB) e Madjory Almeida Pereira (FCRB) – Th. Marx e o plano de obras do Paço de São Cristóvão 
Ana de Paula Torem (FCRB) – O Romantismo no programa pictórico decorativo do palacete Tavares Guerra







III Encontro do grupo de pesquisa Casas Senhoriais e seus interiores (p. 4/5) - 03/10/18

A Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o “III Encontro Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio” no dia 3 de outubro, das 10h às 18 horas. O evento tem como finalidade apresentar as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo de pesquisa do mesmo nome. 
Neste vídeo: Priscila Bertoncini (UFPel) e Carlos Alberto Ávila Santos (UFPel) – 
Casas senhoriais vinculadas à estética luso-brasileira e edificadas no sul do Brasil: Laguna e Pelotas



III Encontro do grupo de pesquisa Casas Senhoriais e seus interiores (p. 5/5) - 03/10/18

A Fundação Casa de Rui Barbosa realizou o “III Encontro Casas senhoriais e seus interiores: estudos luso-brasileiros em arte, memória e patrimônio” no dia 3 de outubro, das 10h às 18 horas. O evento tem como finalidade apresentar as pesquisas em desenvolvimento pelos membros do grupo de pesquisa do mesmo nome. 
Neste vídeo: Carlos Terra (EBA/UFRJ) – Os papéis de parede e a paisagem 
Marcia Nunes (UNAMA/Pará) – Panorama geral sobre as casas senhoriais de Belém 
Marize Malta (EBA/UFRJ) – Um Brasil de muitos tronos: heranças, preconceitos e esquecimentos Mariana Rodrigues (FCRB) – A sala de jantar do Museu do Açude e seus aparatos






Série Memória & Informação - 26/09/2018



A série quinzenal “Memória & Informação” promoveu a palestra “As encadernações da coleção de obras raras e especiais da Casa de Oswaldo Cruz: um estudo para sua preservação” que ministrada por Ana Roberta Tartaglia da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Mais informações acesse https://goo.gl/H7XwpT






3° Seminário Tecnologia e Cultura - 28/08/18 (Parte 1/2)

O Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu, nos dias 27 e 28 de agosto, o 3º Seminário Tecnologia e Cultura. O evento pretende discutir as novas questões geradas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas de arquivos, bibliotecas e museus.




3° Seminário Tecnologia e Cultura - 28/08/18 (Parte 2/2)


O Centro de Memória e Informação da Fundação Casa de Rui Barbosa promoveu, nos dias 27 e 28 de agosto, o 3º Seminário Tecnologia e Cultura. O evento pretende discutir as novas questões geradas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação nas áreas de arquivos, bibliotecas e museus.



Série Memória & Informação - 12/09/2018

A série quinzenal “Memória & Informação” apresenta a palestra “O novo regime da informação” ministrada por Arthur Coelho Bezerra, pesquisador e professor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Saiba mais em https://goo.gl/sSgXm1





Colóquio: Arquivos Literários: perspectivas, novas linguagens - 23/08/2018 - Parte III




Colóquio: Arquivos Literários: Perspectivas, novas Linguagens - 23/08/2018 - Parte II




Colóquio: Arquivos Literários: Perspectivas, novas Linguagens - 23/08/2018 - Parte I



Série Jardins & Paisagens - 27/08/2018

A série “Jardins & Paisagens” dedica-se à divulgação de estudos e pesquisas acadêmicas sobre jardins históricos e paisagens no Brasil. É promovida pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagens, com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa e a parceria com os Grupos de Pesquisas História do Paisagismo (EBA/UFRJ) e Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas (EBA/UFRJ). Considerações sobre a Zona de Amortecimento do Sítio declarado Patrimônio Mundial na categoria Paisagem Cultural "Paisagens Cariocas: entre a montanha e o mar". Dra. Monica Bahia Schlee (Arquiteta e paisagista da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria de Urbanismo, atualmente exercendo a Gerência de Macroplanejamento)




III Encontro Brasileiro de Museus Casas - 13/08/2018- parte II




III Encontro Brasileiro de Museus Casas - 13/08/2018 - Parte I



Preservação e memória: Conservação de Bens Culturais Móveis da EBA/UFRJ - 15/08/2018

A série Memória & Informação apresenta a palestra “Preservação e memória: o curso de especialização em Conservação de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFRJ”, ministrada pela museóloga Ana Paula Corrêa de Carvalho, EBA/UFRJ




Perspectivas em conservação preventiva - 18/07/2018

Palestra "Os primórdios da internacionalização da preservação do patrimônio cultural na segunda metade do século XIX" ministrada pelo arquiteto e urbanista Marcos Olender. A conferência integra a série “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB.





Perspectivas em conservação preventiva - 07/06/2018

Palestra "Patrimônio e Preservação", ministrada pelo arquiteto e urbanista Washington Fajardo. A conferência integra a série “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB. O palestrante tratará da sua experiência na gestão do patrimônio cultural durante o período de preparação para as Olimpíadas no Rio, das estratégias para a reabilitação do Centro Histórico e das políticas de fomento à recuperação de imóveis privados históricos. O arquiteto falará também do patrimônio imaterial urbano e seu potencial como indutor de vitalidade urbana. Washington Fajardo (http://wfajardo.com/sobre) é ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Foi assessor especial do prefeito Eduardo Paes para Assuntos Urbanos. Criou o mecanismo legal que financia o patrimônio cultural no Porto do Rio, o Edital Pro-APAC para fomento à restauração de imóveis históricos privados, o Centro de Design Carioca e o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Hoje atua no escritório de arquitetura Desenho Brasileiro e na startup Agência Urbana, voltada para urbanismo, pesquisas, dados e comunicação. É articulista do jornal O Globo.



Memória & Informação - 20/06/2018

Palestra “Atribuição de valor em arquivo de arquitetura: subsídios para conservação de desenhos em papéis translúcidos”, ministrada por João Claudio P. Silva (UFRJ). :: Ementa A pesquisa aborda o estudo da percepção de valores a partir da identificação de qualidades, características e significados encontrados nos desenhos de arquitetura em papéis translúcidos, custodiados em instituições responsáveis pela guarda de arquivos de arquitetura. Para tanto, são consideradas questões sobre os fatores que ameaçam a conservação dos desenhos em papéis translúcidos e, consequentemente, o risco da perda de informação pela vulnerabilidade deste tipo de suporte. O estudo enfatiza uma análise interdisciplinar pela elaboração de um instrumento metodológico de estabelecimento de critérios que justifiquem decisões sobre prioridades para a conservação dessas fontes documentais da arquitetura. :: Sobre o palestrante Arquivista do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. Atua na organização de arquivos privados e conservação de documentos gráficos de arquivos de arquitetura, especialmente desenhos em papéis translúcidos.




I Seminário – Moda: uma abordagem Museológica - Parte 1

O evento é direcionado a profissionais da área de moda e de museus; docentes e estudantes das áreas de conservação e restauração, história, museologia, moda e interessados em Patrimônio Cultural. O seminário tem os seguintes objetivos: - O estudo das coleções de moda como fonte primária de pesquisa e estudos para novos criadores de moda; - Fomentar a cultura da Moda Brasileira através da história de seus criadores, empresas e marcas que são representativas no cenário nacional e internacional; - Aprofundar o debate sobre a conservação de acervos de moda enquanto uma atividade científica, considerando as dificuldades existentes historicamente, no reconhecimento e tratamento deste tipo de acervo e suas coleções. - Apesar de ser uma atividade “nova” no País, é absolutamente necessária, considerando os projetos e parcerias existentes entre instituições públicas e privadas, museus e colecionadores, universidades e criadores, buscando assim, um outro olhar para novas investigações e a conservação de acervos patrimoniais têxteis. O evento é idealizado e coordenado pela profa. dra. Manon Salles (USP) em parceria com profissionais das seguintes instituições da FCRB-Fundação Casa de Rui Barbosa, UFRJ- Curso de Conservação e restauração, UniRio - Curso de Museologia, IZA - Instituto Zuzu Angel/ Casa Zuzu Angel da Memória de Moda do Brasil, MI- Museu Imperial, TENDERE – Pesquisas de tendências e Pier Ponto Projetos Especiais. Os trabalhos apresentados serão disponibilizados em formato de artigo após o evento no site da FCRB.



80 anos da Casa de Rui Barbosa como Patrimônio Cultural Brasileiro - 18/06/2018

A Casa de Rui Barbosa está comemorando 80 anos como Patrimônio Cultural Brasileiro. Para marcar a data, o Núcleo de Preservação Arquitetônica da FCRB realiza uma mesa-redonda com os arquitetos Dora Alcantara (Iphan), José Pessoa (UFF) e Claudia Carvalho (FCRB). Com mediação da arquiteta Marcia Furriel (FCRB), serão abordados pelos palestrantes o tombamento da Casa de Rui Barbosa, realizado em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e os seus desdobramentos nessas oito décadas.




Governança, Memória e Herança (2. Semana Nacional de Arquivos)



Memória & Informação - 06/06/2018

Palestra “O Estado Novo e os arquivos: breves reflexões”, ministrada por Renata Regina Gouvêa Barbatho (FCRB). ::Ementa A palestrante tem por objeto apresentar alguns aspectos da área de arquivologia ao longo do Estado Novo (1937 - 1945), tanto em relação aos impactos sofridos pelas instituições diante das inovações propostas pela reforma administrativa para a racionalização da máquina estatal, quanto em relação as suas contribuições particulares na construção do projeto de nação estado-novista, com a manutenção de suas funções sociais de guarda da memória, principalmente no que tange a participação do Brasil na comemoração dos Centenários de Portugal em 1940. :: Sobre a palestrante Doutora em História pela Uerj, mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, bacharel em Arquivologia pela UFF e licenciada em História pela Uerj. Atualmente é servidora da Fundação Casa de Rui Barbosa, lotada no Serviço de Arquivo Histórico Institucional. Foi professora substituta do Departamento de Ciência da Informação da UFF do curso de Arquivologia e Biblioteconomia.



Curso "Gêneros Textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários" 24/05/2018


Ministrado por Tiago Cavalcante - Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (Centro). É formado em Letras (Português-Literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Linguística Aplicada. Debruça-se sobre pesquisas que envolvam discurso, educação popular, crítica literária e ensino de língua materna, literatura e produção textual. MÓDULO I – Manhã (duração: 2h) Busca, à luz da Análise do Discurso e da Crítica Genética, traçar caminhos que facilitem a definição dos mais diversos gêneros textuais, a partir de sua função sociodiscursiva, com vistas a possibilitar aos arquivistas elementos que subsidiem sua prática na organização de acervos literários. MÓDULO II – Tarde (duração: 2h) Visa à análise e discussão de gêneros textuais variados constantes de acervos literários sob a guarda do Arquivo- Museu de Literatura Brasileira (AMLB), da Fundação Casa de Rui Barbosa.



Curso "Gêneros Textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários" 24/05/2018


Ministrado por Tiago Cavalcante - Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (Centro). É formado em Letras (Português-Literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Linguística Aplicada. Debruça-se sobre pesquisas que envolvam discurso, educação popular, crítica literária e ensino de língua materna, literatura e produção textual. MÓDULO I – Manhã (duração: 2h) Busca, à luz da Análise do Discurso e da Crítica Genética, traçar caminhos que facilitem a definição dos mais diversos gêneros textuais, a partir de sua função sociodiscursiva, com vistas a possibilitar aos arquivistas elementos que subsidiem sua prática na organização de acervos literários. MÓDULO II – Tarde (duração: 2h) Visa à análise e discussão de gêneros textuais variados constantes de acervos literários sob a guarda do Arquivo- Museu de Literatura Brasileira (AMLB), da Fundação Casa de Rui Barbosa.



Curso "Gêneros Textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários" 24/05/2018

Ministrado por Tiago Cavalcante - Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (Centro). É formado em Letras (Português-Literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Linguística Aplicada. Debruça-se sobre pesquisas que envolvam discurso, educação popular, crítica literária e ensino de língua materna, literatura e produção textual. MÓDULO I – Manhã (duração: 2h) Busca, à luz da Análise do Discurso e da Crítica Genética, traçar caminhos que facilitem a definição dos mais diversos gêneros textuais, a partir de sua função sociodiscursiva, com vistas a possibilitar aos arquivistas elementos que subsidiem sua prática na organização de acervos literários. MÓDULO II – Tarde (duração: 2h) Visa à análise e discussão de gêneros textuais variados constantes de acervos literários sob a guarda do Arquivo- Museu de Literatura Brasileira (AMLB), da Fundação Casa de Rui Barbosa.



Curso "Gêneros Textuais: definição e funcionalidade no trabalho com arquivos literários" 24/05/2018

Ministrado por Tiago Cavalcante - Professor de Língua Portuguesa do Colégio Pedro II (Centro). É formado em Letras (Português-Literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Linguística Aplicada. Debruça-se sobre pesquisas que envolvam discurso, educação popular, crítica literária e ensino de língua materna, literatura e produção textual. 

MÓDULO I – Manhã (duração: 2h) Busca, à luz da Análise do Discurso e da Crítica Genética, traçar caminhos que facilitem a definição dos mais diversos gêneros textuais, a partir de sua função sociodiscursiva, com vistas a possibilitar aos arquivistas elementos que subsidiem sua prática na organização de acervos literários. 

MÓDULO II – Tarde (duração: 2h) Visa à análise e discussão de gêneros textuais variados constantes de acervos literários sob a guarda do Arquivo- Museu de Literatura Brasileira (AMLB), da Fundação Casa de Rui Barbosa.




Memória & Informação - 23/05/2018

Palestra "Da escola nas oficinas à oficina como escola: sujeitos, circulação e apropriação de modelos de educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II (1882-1906)", ministrada por Adriana Valentim Beaklini (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro/SEEDUC-RJ).

:: Ementa
A conferencista abordará o processo de consolidação da educação profissional na Estrada de Ferro D. Pedro II, entre os anos de 1882 a 1906, através da implantação da Escola de Primeiras Letras e da Escola Prática de Aprendizes, criadas nas oficinas da empresa, no bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro. Diante das dificuldades na localização de fontes sobre as instituições escolares, optou por transitar pela trajetória de sujeitos, que entrelaçaram suas vidas com o espaço estudado, visando analisar a circulação e a apropriação de modelos de educação profissional nesta empresa de transporte, na virada do século XIX.

:: Sobre a palestrante
Adriana Valentim Beaklini é assistente social e historiadora pela UFRJ, mestre em educação pela UniRio, doutora em educação pela Uerj e professora docente I da SEEDUC/RJ.




Perspectivas em Conservação Preventiva - 03/05/2018

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove a palestra "Relatos e reflexões sobre experiências na preservação do patrimônio arquitetônico no Rio de Janeiro", ministrada pela arquiteta Noemia Barradas. A conferência integra a série intitulada “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB. A entrada é franca. A partir de experiências profissionais da arquiteta, serão apresentadas obras, de diferentes escalas, realizadas dentro do campo da preservação do patrimônio arquitetônico. Estas obras envolveram interações entre teoria e prática, pautadas em ações particularizadas e leituras possíveis, apontado para a necessidade de um plano de trabalho adequado à materialidade de cada edificação. Desta forma, será apresentado um relato e uma reflexão a respeito das experiências no desenvolvimento de projetos e obras sobre as intervenções na Praça Tiradentes e algumas edificações de seu entorno, na obra de restauração e modernização do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e nos projetos e planos de trabalho para a restauração do edifício da Biblioteca Nacional. Noemia Barradas é arquiteta urbanista, especialista em Patrimônio Arquitetônico PUC/Campinas, mestre em ciências da arquitetura -PROARQ/UFRJ. Atualmente desenvolve tese de doutorado (PPGAU/UFF), como foco na arquitetura doméstica do Brasil Colonial, tendo passado período de investigação no IST/UL – Lisboa.







Memória & Informação - 11/04/2018


A série Memória & Informação apresenta a palestra “O acervo do Arquivo–Museu de Literatura Brasileira: desafios para a preservação de um conjunto artístico em arquivos e coleções literárias do século XX”, ministrada por Ellen Ferrando, Instituto Moreira Salles (IMS).

:: Ementa Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa e que tratou de analisar os aspectos inerentes à preservação de um conjunto artístico em meio ao acervo literário do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira. O estudo procurou mostrar que o processamento destes objetos deveria levar em conta a sua realidade dentro de um sistema informacional de características tanto arquivísticas como museológicas. Partindo desta análise foram sugeridas e debatidas estratégias de conservação e difusão com o intuito de fomentar a preservação deste conjunto. 

:: Sobre a palestrante Mestre em memória e acervos, possui especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fiocruz e bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou em projetos e pesquisas voltados à conservação de acervos artísticos públicos e privados. Atualmente integra a equipe de Iconografia do Instituto Moreira Salles onde desenvolve trabalhos voltados à conservação de obras em suporte papel de ilustradores brasileiros e na coleção brasiliana do setor.






Memória & Informação - 28/03/2018


A série Memória & Informação apresenta a palestra “A literatura de cordel na Fundação Casa de Rui Barbosa: organizando uma memória dispersa”, ministrada por Carolina Carvalho Sena.

:: Ementa: A palestra exprime resultado da dissertação de mestrado em memória e acervos, apresentada na FCRB. Seu objetivo foi recuperar a trajetória da literatura de cordel na instituição, que possui exemplares raros, inclusive com publicações de pioneiros, como Leandro Gomes de Barros. O acervo, atualmente, corresponde ao material digital mais consultado no serviço de biblioteca.

:: Sobre a palestrante: Mestra em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Atualmente é tecnologista da FCRB.




Palestra “O Instituto Ibero-Americano de Berlim, as suas coleções brasileiras e a transição digital“


O Centro de Pesquisas da Fundação Casa de Rui Barbosa recebereu para uma palestra a Dra. Ricarda Musser, diretora das coleções Brasil, Chile e Portugal e de aquisição e catalogação da Biblioteca do Instituto Ibero-Americano – Fundação Patrimônio Cultural Prussiano, de Berlim. 

:: Ementa: O Instituto Ibero-Americano (IAI), fundado em 1930 na capital de Alemanha, é uma instituição de orientação interdisciplinar voltada para o intercâmbio científico e cultural com a América Latina, o Caribe, a Espanha e Portugal. O IAI abriga a maior biblioteca europeia especializada no espaço cultural ibero-americano, um lugar de produção científica, transmissão de conhecimento e tradução cultural. A palestra esboça a história e as atividades atuais do instituto com foco nas coleções brasileiras e nos novos desafios da idade digital.



5º Encontro de Encadernação

O 5º Encontro de Encadernação tem como objetivo principal trazer informações sobre a pluralidade de aplicações dessa atividade, bem como acerca dos rumos atuais do ensino e da formação de novos encadernadores. O evento propiciará a reunião de encadernadores, conservadores e restauradores, interessados na profissão e amantes da encadernação. Já estão confirmadas as seguintes participações: Kathy Abbott, apresentando o conceito do grupo internacional de encadernadores “Tomorrow’s Past”, da palestrante argentina Sol Rébora, especialista em desenho de encadernação, e de Fabíola Notari, falando sobre o universo do livro de artista.





Seminário "Oportunidades na Profissão e a crise no Mercado de Trabalho" - 12/03/2018 

O evento acontece de 10h30 às 17h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Serão nove palestrantes apresentando novos campos de atuação no mercado de trabalho para o bibliotecário. 

Palestrantes: Lúcia Fidalgo, Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis Alves, Camila Tavares e Leonardo Souto.









Memória & Informação - 14/03/2018


A série Memória & Informação apresenta a palestra "A prática biblioteconômica no Real Gabinete Português de Leitura: do Império a Belle Époque", ministrada pelo bibliotecário Fabiano Cataldo (UniRio).

:: Ementa O palestrante abordará aspectos e características das práticas biblioteconômicas dentro do Real Gabinete Português de Leitura. Para isto, elegeu-se uma temporalidade que começa na sua fundação em 1837 até 1921, com a doação da Biblioteca de João do Rio. Seguindo a trajetória da instituição, os recortes evidenciarão as facetas da gestão, administração e formação do acervo.

:: Sobre o palestrante Fabiano Cataldo é bibliotecário pela UniRio, mestre em Memória Social pela UniRio, doutorando em História Política/Uerj e professor Adjunto 1 de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na UniRio.




Jardins & Paisagens - 13/03/2018

Na estreia da série, o arquiteto Ricarte Gomes (Museu Nacional/UFRJ) vai ministrar a palestra “O visível e o invisível na Quinta da Boa Vista”. O conferencista tem como objetivo tornar visível o invisível, pois irá identificar e analisar a construção da paisagem da Real e Imperial da Quinta da Boa Vista, como um elemento fundamental à configuração do Paço de São Cristóvão. Ricarte vai buscar recuperar e interpretar aspectos da paisagem do Paço Imperial anteriores e posteriores às modificações impetradas por Glaziou. Para tanto, buscou-se identificar as passagens invisíveis e túneis de ligação do palácio com o seu entorno imediato, como elementos visíveis e invisíveis dessa construção, articulando-se o conceito de paisagem e cultura material, bem como de história, arquitetura e arqueologia. Recuperar os diferentes constituintes dessa paisagem é uma das perspectivas desse estudo, permitindo a reconstrução, mesmo que parcial, desse contexto. A série “Jardins & Paisagens” dedica-se à divulgação de estudos e pesquisas acadêmicas sobre jardins históricos e paisagens no Brasil. É promovida pela Rede Brasileira de Jardins e Paisagem, com o apoio do Centro de Pesquisa/Fundação Casa de Rui Barbosa





Seminário "Oportunidades na Profissão e a crise no Mercado de Trabalho" - 12/03/2018 - Parte 4

O evento acontece de 10h30 às 17h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Serão nove palestrantes apresentando novos campos de atuação no mercado de trabalho para o bibliotecário. Palestrantes: Lúcia Fidalgo, Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis Alves, Camila Tavares e Leonardo Souto. Organização: Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região





Seminário "Oportunidades na Profissão e a crise no Mercado de Trabalho" - 12/03/2018 - Parte 3


O evento acontece de 10h30 às 17h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Serão nove palestrantes apresentando novos campos de atuação no mercado de trabalho para o bibliotecário. Palestrantes: Lúcia Fidalgo, Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis Alves, Camila Tavares e Leonardo Souto.




Seminário "Oportunidades na Profissão e a crise no Mercado de Trabalho" - 12/03/2018 - Parte 2

O evento acontece de 10h30 às 17h, no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. Serão nove palestrantes apresentando novos campos de atuação no mercado de trabalho para o bibliotecário. Palestrantes: Lúcia Fidalgo, Chico de Paula, Thais Lamas, Viviane Veiga, Suellen Villafuerte, Thiago Cirne, Roberta Reis Alves, Camila Tavares e Leonardo Souto.




Leandro Gomes de Barros: o poeta do sertão - 05/03/2018

No dia 5 de março, o Centro de Memória e Informação, da Fundação Casa de Rui Barbosa, realizou homenagem alusiva ao centenário da morte do poeta Leandro Gomes de Barros. :: Mesa-redonda: com Ana Carolina Carvalho de Almeida Nascimento, Gonçalo Ferreira da Silva e Sylvia Regina Bastos Nemer. Mediadora: Ana Ligia Medeiros.




2017

2º Seminário Tecnologia e Cultura - 24/11/2017

Mesa "Apresentação de trabalhos de Competência em informação": Caroline Craveiro, Jéssica Camargo Santana, Shana dos Santos Ferreira, Rodrigo Piquet e Isabela Maria Arantes.

Mesa "Competência em informação": Maria Isabel Franca (Transpetro) e Érica dos Santos Resende (UniRio). Mediação: Elizabet Carvalho (Ifla).



2º Seminário Tecnologia e Cultura - 24/11/2017

Mesa "Competência em informação e estratégia de Marketing": Regina Belluzo (UNESP) e Gilson Schwartz (USP). Mediação: Sueli Amaral (UnB).




2º Seminário Tecnologia e Cultura - 24/11/2017

Mesa Cultura Digital na Periferia: Mônica Machado (UFRJ), Antônia Ferreira Soares (MUF) e Andrea Medrado (UFF). Mediação: Eula Dantas Taveira Cabral (FCRB).




2º Seminário Tecnologia e Cultura - 23/11/2017

Mesa Apresentação de trabalhos de Humanidades Digitais: Marcos Galindo Lima, Karina Muniz Viana e Leonardo Mattos da Costa.



2º Seminário Tecnologia e Cultura - 23/11/2017

Mesa Fundação Casa de Rui Barbosa: Leonardo Firmino, Cícera Vieira, Marina Martinez, Jorge Lira, Eula Dantas Taveira Cabral, Luana Matos do Nascimento, Cíntia Agustina dos Santos Freire, Thainá Queiroz Alves e Carolina Carvalho Sena.






2º Seminário Tecnologia e Cultura - 23/11/2017


Abertura: Ana Ligia Medeiros (Diretoria do Centro de Memória e Informação da FCRB) e Marcelo Viana Estevão de Moraes (Diretor Executivo da FCRB). 

Mesa Humanidades Digitais: Ivana Stolze (FCRB) e Cláudio José Silva Ribeiro (UniRio). Mediação: Ana Ligia Medeiros (FCRB). 

Mesa Curadoria Digital: Claudia Lacombe (Arquivo Nacional), Miguel Arellano (IBICT) e Eliana Rezende (ER Consultoria). Mediação: Aquiles Brayner (British Library).






Debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”, evento que integra a série Memória & Informação da FCRB - 21/11/2017






Debate “Videoclipe: música, imagem e revolução na cultura pop”, evento que integra a série Memória & Informação da FCRB - 21/11/2017





Conservação/restauração das superfícies arquitetônicas do Museu Casa de Rui Barbosa - 07/11/2017






Palestra "As humanidades Digitais e a (re)produção do conhecimento: sobre extensões, visibilidades e memória", ministrada por Ricardo Pimenta, pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação - 27/09/2017




VIII Encontro de Arquivos Científicos - 14/09/2017 - Tarde - Parte 2




VIII Encontro de Arquivos Científicos - 14/09/2017 - Tarde - Parte 1



VIII Encontro de Arquivos Científicos - 14/09/2017 - Manhã



Palestra "O Conceito de História de Walter Benjamin e a peste da pós-verdade", ministrada por Marco Schneider (13/09/2017





Os 87 anos do Museu Casa de Rui Barbosa




O evento abordar o papel das instituições produtoras e/ou detentoras de conteúdos digitais culturais de diversos tipos de documentos, bem como preservação e acesso.

Acesse aqui.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.