PESQUISAS

Conservação Preventiva de Edifícios e Sítios Históricos

A conservação preventiva é a gestão multidisciplpinar para reduzir a perda de valor do patrimônio cultural, com o objetivo de servir ao público. O patrimônio cultural material tem sua existência ameaçada por inúmeras situações de risco, que vão de acidentes naturais a gestos individuais de vandalismo. A conservação preventiva é considerada a pedra angular de qualquer política de preservação, uma vez que ao mitigar os riscos que afetam a preservação do patrimônio, constitui-se num meio econômico e eficaz de preservar a integridade física dos bens culturais, porque minimiza a necessidade de intervenções de restauro. A conservação preventiva baseia-se no conhecimento dos processos de deterioração dos bens culturais e a sua eficácia depende da integração entre a atuação prática e a pesquisa acadêmica e científica.

Acesse aqui.


Grupo de Pesquisa de Tecnologias e Comunicação em Instituições de Memória (GPTICIM)





O GPTICIM objetiva a produção de conhecimento, estratégias e aplicações no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) em Instituições de Memória (arquivos, bibliotecas, museus e centros culturais) na era digital por meio de estudos dos conceitos e estado da arte. Nesse cenário, diante de novos desafios, a adaptação se mostra evidente em instituições de guarda de nossa herança cultural e intelectual. Espera-se que as pesquisas desenvolvidas possam contribuir com o aprimoramento de políticas e diretrizes eficazes para Instituições de Memória.

Acesse aqui.


Perspectivas conceituais, memória e preservação em museus-casas

O modelo conceitual museu-casa, definido pela relação existente entre o conteúdo (os acervos e as personagens) e o continente (a casa e seus espaços), abarca diferentes campos do conhecimento que perpassam as perspectivas conceituais, a memória e a preservação. O objetivo do grupo é reunir e desenvolver estudos interdisciplinares que nos levem a uma compreensão mais ampla do significado deste modelo conceitual a partir de uma abordagem que privilegie a biografia cultural dos acervos em seus diversos contextos. Ressaltamos que o mesmo é um desmembramento do extinto grupo Museu-Casa: memória, espaço e representações.

Acesse aqui.





 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.