Série Memória & Informação apresenta a palestra “Livros manuscritos de irmandades religiosas de leigos da capitania de Minas Gerais no século XVIII: materiais e técnicas”


A série Memória & Informação apresenta a palestra “Livros manuscritos de irmandades religiosas de leigos da capitania de Minas Gerais no século XVIII: materiais e técnicas”, ministrada por Walmira Costa, doutora em História pela UFMG. A conferência acontece no dia 5 de julho, às 14h30, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). A entrada é franca.

:: Ementa:
A palestra abordará aspectos da cultura material e artística de livros manuscritos produzidos pelas irmandades religiosas de leigos na capitania de Minas Gerais de 1708 a 1815. Serão discutidas algumas questões relativas à história do livro como artífices na arte da iluminura, confecção, comércio e circularidade de materiais da escrita, da pintura e da encadernação. Também será demonstrado como essa produção ocorreu nas demais capitanias.

:: Sobre a palestrante:
Walmira Costa é licenciada em Letras (UFMG), bacharel em Comunicação Social (PUC/MG), especialista em História da Arte e da Cultura (UFMG), mestre em Edição de Texto pela UNL/FCSH (Portugal) e doutora em História pela UFMG. Atuou na área de conservação e restauro de livros e documentos gráficos de 1996/2012. Atualmente, desenvolve projetos individuais e em parceria nas áreas de história do livro, história da arte técnica, diplomática, paleografia, crítica textual, e comunicação em museus.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.