Mostra "25 anos da morte de Américo Jacobina Lacombe"



pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB, permanece aberta ao público até o dia 4 de maio, no Museu Casa de Rui Barbosa. A visitação pode ser feita de 3ª a 6ª feira, das 10 às 17h30 horas, sábados, domingos e feriados das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

Na mesma data, como parte integrante da homenagem, a pesquisadora Isabel Lustosa (FCRB) ministrará a palestra “Lacombe, o Rio de Janeiro e a Casa de Rui Barbosa”. A conferência será na sala de cursos, às 15 horas. A entrada é franca.

:: Sobre a mostra:
Estarão expostas fotografias, cartas, rascunhos de discursos e outros documentos que registram a vida profissional, pessoal e social de Américo Jacobina Lacombe (1909-1993). Abrangendo o período de 1931 a 1993, a seleção de documentos busca refletir algumas das categorias utilizadas na organização do arquivo pessoal de Lacombe: Vida Pessoal e Social, Gestão de Instituições Públicas, Ensino e Pesquisa, Títulos e Condecorações, Instituições Culturais e de Pesquisa. Além disso, também estão representados os diferentes papéis que Lacombe ocupou na sociedade e a organização que imprimiu aos seus documentos enquanto viveu. Foram utilizados igualmente documentos do arquivo da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Américo Jacobina Lacombe (1909-1993) graduou-se em 1931 pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. Lecionou História da Civilização e do Brasil na PUC-Rio, na Universidade Santa Úrsula e no Instituto Rio Branco. Em 1939 foi nomeado presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, cargo que exerceu por 54 anos. Sua gestão foi marcada pelo resgate, preservação e difusão dos acervos e da produção intelectual de Rui Barbosa.
A seleção exibida nesta mostra não esgota as fontes primárias, sobre Lacombe, existentes no Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Para agendamento de visita mediada: educativa@rb.gov.br . Mais informações: 21 3289 8671

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.