Memória & Informação



No dia 26/09, às 14h30, a série quinzenal “Memória & Informação” promove a palestra “As encadernações da coleção de obras raras e especiais da Casa de Oswaldo Cruz: um estudo para sua preservação” que será ministrada por Ana Roberta Tartaglia da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Entrada franca.

:: Ementa
A coleção de obras raras e especiais engloba títulos do século XVII ao XX, e formam um conjunto precioso para a Casa de Oswaldo Cruz. O estudo realizado teve como finalidade identificar e valorizar as encadernações desta coleção, fornecendo informações sobre estilos e estruturas de produção – sobretudo aquelas executadas de maneira artesanal, porém, sem perder a dimensão da transição para o modelo industrial de produção. Visa, ainda, através dos produtos propostos, auxiliar a tomada de decisões em preservação, para que vestígios do tempo e do fazer da atividade de encadernação não sejam negligenciados. Também tem intenção oferecer elementos para futuras pesquisas no campo da encadernação - e da preservação do livro como objeto, contribuindo para o conhecimento global dos acervos preciosos da COC.

:: Sobre a palestrante
Conservadora-restauradora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, PPGPAT/Fiocruz. Atua em encadernação desde 1998. Bolsista da Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2009-2013. Integrou a equipe do Museu das Telecomunicações, atuando em conservação de acervos sobre papel e, na coordenação das atividades da reserva técnica. Desde julho de 2015, integra o Serviço de Conservação e Restauração de Documentos (DAD/COC/Fiocruz). Participou de projetos de conservação de acervos documentais, fotográficos e bibliográficos, em instituições como a Funarte e a Biblioteca Nacional.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.