Memória & Informação “As políticas patrimoniais da Unesco e o esfacelamento das utopias da paz mundial”


A série quinzenal “Memória e Informação” promove no dia 28 de novembro, às 14h30, a palestra “As políticas patrimoniais da Unesco e o esfacelamento das utopias da paz mundial” que será ministrada pela historiadora Juliana Assis Nascimento (UFRJ). A entrada é franca.

:: Ementa
O estudo investiga as relações entre utopia, patrimônio cultural e desenvolvimento por meio da análise da trajetória da UNESCO e das transformações de sua missão fundacional: a construção da paz mundial. A partir de sua criação (1946), a organização delinearia seus mecanismos de atuação, dentre os quais a preservação do patrimônio da humanidade ganharia protagonismo progressivo. Assim, a investigação das políticas patrimoniais da UNESCO contribui para uma reflexão sobre o escopo de atuação da organização e de seu gradual distanciamento das reflexões humanistas em prol da adoção de um perfil pragmático, voltado para a cooperação técnica nos países designados como subdesenvolvidos. O exame destas mudanças contribuirá para a compreensão das transformações das políticas patrimoniais da UNESCO nas últimas décadas.

:: Sobre a palestrante
Juliana Assis Nascimento é professora substituta do Instituto de História da UFRJ e doutoranda em História Social pela mesma universidade. Mestra em Conservação Preventiva do Patrimônio (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne) e Mestra em História e Crítica da Arte (UFRJ). Bacharel em História (UFRJ) e ex-bolsista de pesquisa do Museu Casa de Rui Barbosa; trabalhou com a conservação preventiva de acervos museológicos no MAC Niterói e no Museu Histórico Nacional.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.