Mostra "130 anos da abolição da escravidão no Brasil"



A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) inaugura no dia 8 de maio a mostra “130 anos da abolição da escravidão no Brasil”. Organizada pelo Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da FCRB, a mostra insere-se no calendário de eventos da 2ª Semana Nacional de Arquivos e tem como proposta demonstrar parte dos movimentos pela supressão da escravidão no Brasil. Foram selecionados documentos produzidos no período compreendido entre 1863 a 1921.

Os 20 documentos registram algumas das ideias compartilhadas entre os defensores da causa abolicionista, uma parte do conjunto de leis que precedeu a chamada Lei Áurea, algumas formas de resistência por parte dos escravizados e alguns resultados decorrentes da abolição. Igualmente, assinalam as ações de alguns reconhecidos abolicionistas como Rui Barbosa, Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas, Luís Gama e Joaquim Toledo Piza e Almeida.

"130 anos da abolição da escravidão no Brasi" fica aberta para visitação até 29 de julho, no Museu Casa de Rui Barbosa, de terça a sexta-feira, das 10 às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 14 às 18h com última entrada 30 minutos antes do fechamento. Toda última terça-feira útil do mês, o horário de visitação é prorrogado até às 20h. A entrada é franca.

Os documentos expostos não esgotam as fontes primarias, referentes a temática, existentes no Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.