Perspectivas em conservação preventiva



A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 3 de maio, às 17 horas, a palestra "Relatos e reflexões sobre experiências na preservação do patrimônio arquitetônico no Rio de Janeiro", ministrada pela arquiteta Noemia Barradas. A conferência integra a série intitulada “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB. A entrada é franca.

A partir de experiências profissionais da arquiteta, serão apresentadas obras, de diferentes escalas, realizadas dentro do campo da preservação do patrimônio arquitetônico. Estas obras envolveram interações entre teoria e prática, pautadas em ações particularizadas e leituras possíveis, apontado para a necessidade de um plano de trabalho adequado à materialidade de cada edificação. Desta forma, será apresentado um relato e uma reflexão a respeito das experiências no desenvolvimento de projetos e obras sobre as intervenções na Praça Tiradentes e algumas edificações de seu entorno, na obra de restauração e modernização do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e nos projetos e planos de trabalho para a restauração do edifício da Biblioteca Nacional.

Noemia Barradas é arquiteta urbanista, especialista em Patrimônio Arquitetônico PUC/Campinas, mestre em ciências da arquitetura -PROARQ/UFRJ. Atualmente desenvolve tese de doutorado (PPGAU/UFF), como foco na arquitetura doméstica do Brasil Colonial, tendo passado período de investigação no IST/UL – Lisboa.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.