Perspectivas em conservação preventiva



A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, no dia 5 de julho, às 17 horas, a palestra "Os primórdios da internacionalização da preservação do patrimônio cultural na segunda metade do século XIX", ministrada pelo arquiteto e urbanista Marcos Olender. A conferência integra a série “Perspectivas em conservação preventiva”, organizada pelo Núcleo de Preservação Arquitetônica – CMI/FCRB. A entrada é franca.

:: Ementa
A partir da segunda metade do século XIX vemos, efetivamente, formar-se uma nova sensibilidade acerca da necessidade da implementação e promoção de mecanismos internacionais com o objetivo de preservar o patrimônio cultural. Nesta palestra o arquiteto tratará da constituição desta sensibilidade política e cultural, a partir da proposta inicial de John Ruskin, de 1854, passando pela criação de instituições como a Society for the Protection of Ancient Buildings (SPAB), fundada por William Morris, pelas exibições temáticas nas Exposições Universais e Internacionais, e culminando na realização do I Congresso Internacional para a Proteção das Obras de Arte e dos Monumentos, de 1889, em Paris. Tais ações e eventos preparariam a criação de instituições e instrumentos, no século seguinte, que efetivariam esta preservação em âmbito internacional.

:: Sobre o palestrante
Marcos Olender é arquiteto e urbanista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de História e de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História Regional do Brasil e em Patrimônio Histórico e Cultural.

FONTE: Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.